Pregações

CULTO DE DOMINGO - 03/04/2011 

Título: A Alegria Cristã
Texto: Filipenses 4:4
 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, Alegrai-vos.
Introdução:
A Teologia da Alegria

Nestes dias tenho sido muito impactado com um fato em particular: A falta da pratica da alegria.  Elben Magalhães Lenz César. Fundou há 40 anos a revista Ultimato, em circulação até os dias de hoje Define a pratica da alegria:
A prática da alegria é a arte de oferecer resistência à tristeza por meio do gozo proporcionado pela presença de Deus na vida daquele que o busca honesta e continuamente. (Capítulo 18 do livro Práticas Devocionais - Editora Ultimato)
A alegria não é só uma opção de vida. A não praticada alegria seria uma aberração e totalmente inconcebível a um cristão. É um mau testemunho. É uma contra-evangelização. É uma falta de coerência com o Evangelho.

Elucidação:

I.    Analise Bíblica.
Em toda a Escritura o conceito de alegria está espalhado.
a.   Deuteronômio 16.11. E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
b.   Salmos 32.11. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.
c.   Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
d.    Neemias 8:10. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força
e.   Lucas 10:20, 21. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
f.    Apocalipse 19.7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

II.   Deus é Deus de alegria.

 I Timóteo 1:11. Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado (Mas que Feliz), que me foi confiado.



III.  É parte do fruto do Espirito.
Gl. 5:22 à Mas o fruto do Espírito é: o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.



IV. Breve análise do texto.
Nesta perícope, Paulo apresenta o tema-chave de toda epístola. O verbo no imperativo presente, “Alegrai-vos, sempre” (Khairete), e a forma dativa “no Senhor” (en Kyriō) atesta a alegria contínua e independente das circunstâncias. Nesta última acepção, a verdadeira alegria é fruto de nossa permanência em Cristo. A preposição “en” não é apenas dativa – de relação – mas também locativa – de lugar. É tanto um estado quanto um lugar (Exegese de Filipenses 4, disponível na integra em:http://teologiaegraca.blogspot.com/).

V. Aprendemos três lições:
a) a alegria é uma ordenança, e não uma opção. Ser alegre é um mandamento, e não uma recomendação. Logo é dever cristã obedecer a Deus sendo o seu povo alegre.

b) a alegria é ultra circunstancial - Paulo diz que devemos nos alegrar SEMPRE. A alegria não é a ausência de problemas, mas sim, uma confiança inabalável no caráter de Deus, quando analisamos todo o capitulo quatro vermos que Paulo está alegre pelos companheiros do evangelho (VS 1, 2, 3) como também pelas circunstâncias que já passou no oficio de mensageiro do Reino (10 a 13). A alegria cristã dever ser algo que transcende as coisas visíveis e temporais.

c) a alegria é cristocêntrica - Nossa alegria é uma pessoa [Yeshua] e não a ausência de problemas. Nossa alegria está centrada em Cristo! Atos 5:41 lemos: Retiraram-se pois da presença do sinédrio, alegrando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus.

Que Deus vos abençoe.
  
Pastor: José Antonio

O QUE VOCÊ ACHA MAIS NECESSÁRIO PARA QUE A IGREJA BATISTA BETESDA AMPLIE A VISÃO MISSIONÁRIA?

Postagens populares

Bate papo Batista Betesda

ebuddy